Eventos‎ > ‎

Acordo de Cooperação Técnica no Porto de Santos - Agosto/2017


Parceria inédita permitirá o compartilhamento de informações para a criação de um banco de dados online, que poderá ser usado em sinistros com produtos perigosos
  
A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), a Suatrans Emergência e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, no dia 21 de agosto, em Santos, visando maior segurança nos terminais no manuseio de produtos perigosos.

O acordo consiste na transferência dos dados do Manual de Atendimento a Emergência de Produtos Químicos Perigosos do Pró-Química, que auxilia na identificação preliminar de perigos e riscos dos produtos e na proteção de pessoas no local e da população, orientando ações de emergência ao primeiro no local em uma eventual ocorrência. Os dados provêm do aplicativo Pró-Química On-line, criado pela Suatrans em 2009. Essas informações vão complementar os dados de localização de produtos químicos dentro de cada terminal, concentrados desde o ano passado no sistema Janela Única Portuária (JUP/ABTRA), disponível para acesso on-line pela Unidade de Segurança da Codesp.

O evento contou com a presença de autoridades, além de representantes da indústria química, empresários e trabalhadores portuários envolvidos com as operações de produtos químicos classificados como perigosos no maior complexo portuário do Brasil. Estavam no evento o deputado federal, João Paulo Tavares; o presidente da Codesp, Compahia Docas do Estado de São Paulo, José Alex Oliva; o presidente da ABTRA, Bayard Umbuziro Filho; presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo.
  
Todas essas informações estarão integradas e acessíveis em tempo real, o que permitirá ampliar o controle das cargas perigosas movimentadas e armazenadas, além de aumentar a eficiência na prevenção e agilidade no combate aos sinistros com produtos químicos nos terminais portuários de Santos. 

O Compromisso neste termo é também a difusão da Central Pró-Química disponível 24 Horas por dia, com o objetivo de fornecer, via telefone, orientações de natureza técnica em caso de emergências com produtos químicos, em alguns casos, inclusive, é possível o contato com o fabricante, transportador e entidades públicas e privadas que devem ser acionadas em ocorrências dessa natureza.