A História do PRÓ-QUÍMICA


Em 1987, Carlos Mariani iniciou seu segundo mandato á frente da ABIQUIM. Ele conta as dificuldades enfrentadas por toda a indústria brasileira:

" Maílson da Nóbrega (ministro da Fazenda em 1988-1990) vinha a São Paulo todos os meses para se reunir com representantes da indústria, na sede local do Ministério, na avenida Prestes Maia. Ele dizia: " Vocês tem que aguentar".

Mesmo com tantas preocupações econômicas, a ABIQUIM não descuidava da segurança. Em 1988, criou o PRÓ-QUÍMICA. Trata-se de um serviço que funciona 24 horas por dia, oferecendo orientação, por telefone, sobre os cuidados  no transporte, manuseio e armazenamento de produtos químicos. Se necessário, o PRÓ-QUÍMICA estabelece ainda contato com o fabricante, o transportador e as entidades públicas e privadas que devem ser acionadas em caso de emergência.

Ao término daquela década conturbada, o mundo respirou aliviado com o fim da Guerra Fria e a queda do  Muro de Berlim. Os anos de 1990 logo trariam também o fim da União Soviética, desmembrada em novos Estados nacionais.