Carta aos Associados ABIQUIM:


02/03/2016 

Prezado Associado,

Comunicamos que após aprovação do Conselho Diretor, a Abiquim assinou contrato de licenciamento do uso da marca PRÓ-QUÍMICA®com a Suatrans Emergência S.A, empresa especializada em atendimento a emergências, associada da Abiquim como sócio colaborador.
Essa parceria possibilitará maior investimento na modernização de sua estrutura, garantindo ao usuário maior eficiência e agilidade nos serviços prestados.

Vale ressaltar que o PRÓ-QUÍMICA® continuará a oferecer atendimento gratuito 24 horas para todo território nacional. Tanto para empresas associadas como para a comunidade terão acesso a orientações sobre precauções e ações de socorro em casos de emergência com produtos químicos, além de informações relacionadas ao transporte, manuseio e armazenamento de produtos químicos.

Sob a coordenação da Suatrans, as empresas ainda poderão contratar uma série de outros serviços específicos para a prevenção de acidentes, como aplicativos móveis, planos de comunicação para situações de emergência, treinamentos, entre outros.
A Abiquim participará de forma consultiva da gestão do programa, recebendo periodicamente os protocolos de atendimento para acompanhamento dos indicadores reportados.

Sobre o Pró-Química: Com mais 25 anos de existência, o PRÓ-QUÍMICA® é um sistema de informações e comunicações desenvolvido pela ABIQUIM, em operação desde 1989, com o objetivo de fornecer, via telefone, orientações de natureza técnica em caso de emergências com produtos químicos, além de estabelecer contato com o fabricante, transportador e entidades públicas e privadas que devem ser acionadas em ocorrências dessa natureza.

PERGUNTAS

1. A partir de agora o PRÓ-QUÍMICA® será um serviço pago ou o atendimento continuará gratuito para qualquer usuário?
O serviço via telefone de orientações de natureza técnica em caso de emergências com produtos químicos continuará gratuito para qualquer usuário. Porém será facultado a cada empresa associada ou não a contratar outros serviços que serão oferecidos pelo PRÓ-QUÍMICA®.

2. O PRÓ-QUÍMICA® continuará sendo um serviço da Abiquim?
Não, o serviço passa a ser de responsabilidade da Suatrans, a gestão técnica do programa será compartilhada com a Abiquim, que prestará apoio de maneira consultiva.

3. De que forma essa ideia da parceria com a Suatrans surgiu?
A Suatrans é uma empresa associada da Abiquim, participa de reuniões na Comissão de Atendimento a Emergência, e durante estas discussões referente a modernização do sistema, surgiu esta oportunidade que foi sendo trabalhada e discutida até a concretização no estagio atual.

4. A Abiquim continuará participando de alguma forma da gestão do PRÓ-QUÍMICA®? Se sim, de que forma?
Sim, a Abiquim esta acompanhando a fase de transição que compreende: o início das atividades, a transferência física da base, o treinamento de operadores, o atendimento em si, a elaboração dos relatórios de atendimento às emergências, os dados que serão gerados, armazenados e transferidos periodicamente para elaboração de dados estatísticos acompanhados até o momento pela Abiquim. Também haverá acompanhamento periódico da Abiquim objetivando avaliar os atendimentos, a geração de relatórios e o reporte dessa informações aos nossos associados e a sociedade.

5. Se a gestão do PRÓ-QUÍMICA® foi transferida para Suatrans como oportunidade de maior investimento no serviço, isso quer dizer que não houve interesse da Abiquim ou empresas associadas em investir conjuntamente em sua modernização?
Na realidade, o cenário econômico brasileiro e da Indústria química nacional tem dado sinais de retração o que levou a Abiquim a adotar medidas de contenção e a melhor forma de compatibilizar a modernização com a otimização de custos; todas as sugestões foram estudadas e avaliadas, sendo a da Suatrans a mais apropriada por diversas razões tais como a Suatrans ser uma das associadas da
Abiquim, possuir expertise, recursos humanos e materiais além do que apresentou uma proposta alinhada aos ideais da Associação de compromisso com o segmento e a sociedade como um todo.

6. Se o serviço continua gratuito, de que forma uma empresa privada como a Suatrans obterá retorno financeiro aos investimentos que serão realizados?
A Suatrans não visa somente o retorno financeiro, o nome PRÓ-QUÍMICA® é sinônimo de respeito, seriedade, compromisso a coletividade; dessa forma, a Suatrans sabe que prestar um serviço deste porte estará agregando valor a sua marca. É claro que ela é uma empresa que se sustenta através de contratos comerciais em atendimento e suporte em emergências químicas, dessa forma, a sinergia do PRÓ-QUÍMICA® fortalecerá a imagem sócio ambiental da empresa e possibilitará expor os serviços agregados da mesma.

7. O fato de o PRÓ-QUÍMICA® ser coordenado por uma empresa privada não fará com que o sistema perca sua principal característica, que é o de serviço de utilidade pública?
Este serviço continuará sendo executado de forma independente do negocio da Suatrans, que presta serviços através de contratos com empresas especificas. Os centros de operações são independentes, com atendentes específicos para o Pro química e para os serviços prestados pela Suatrans.